top of page
Susan Hypolito

O que é o exame de Cambridge?


Alunos e não alunos podem fazer o Exame de Cambridge na Kindy Escola Americana.

O sonho de realizar a High School nos Estados Unidos ou ingressar em uma faculdade renomada do exterior passa pelo domínio da língua inglesa. São vários os testes que um brasileiro pode fazer para mostrar seu nível de conhecimento do idioma. No entanto, a maior autoridade no mundo é o exame de Cambridge. A certificação, aplicada em vários níveis, é a comprovação definitiva de fluência na língua, seja para um nativo ou para um estrangeiro que aprendeu o Inglês como segunda língua.


No Brasil todo, há menos de 50 instituições que podem aplicar o exame de Cambridge. Uma delas é a Kindy Escola Americana, escola bilíngue no Tatuapé, zona leste de São Paulo. A instituição passou a oferecer o serviço há 15 anos não só para seus alunos, mas também para estudantes da língua inglesa de instituições de ensino que não aplicam o teste e para professores de inglês que ainda não têm a certificação. A Kindy se tornou referência na zona leste, um agente que facilita a realização do sonho de estudar e trabalhar fora.


O exame de Cambridge é dividido em 6 níveis, que podem ser aplicados ao longo do aprendizado. Além disso, ele é ferramenta importante para o próprio aprimoramento da língua, já que oferece um caminho a ser percorrido pelo aluno para melhorar as habilidades linguísticas. Portanto, seja qual for o nível, o exame de Cambridge pode ser um aliado importante na busca pela fluência. Na Kindy Escola Americana, crianças ainda em fase de alfabetização já estão aptas a realizarem as primeiras provas.


Quem não estuda na Kindy Escola Americana pode fazer o teste?


A resposta é sim. A escola abre vagas para alunos de outras instituições que não aplicam o exame de Cambridge e também para professores que desejam dar aula ou já trabalham em outras escolas, mas ainda sem a certificação de Cambridge. Para todos, é oferecido um aconselhamento preparatório, que consiste em uma prova simulada para definir o grau de conhecimento do estudante e qual o nível do exame de Cambridge que ele terá condições de ser aprovado. "O exame de Cambridge não é um pedaço de papel, não é um certificado apenas. Tem um valor muito maior", explica a mantenedora da Kindy, Katja Sorger.


Por meio de cada teste, o estudante consegue identificar o que precisa melhorar. Segundo Katja, é possível que um aluno que vai muito bem na conversação e leitura não tenha um desempenho satisfatório no "listening", por exemplo. Na preparação para o ano seguinte, pode se dedicar mais onde teve dificuldade. "A gente percebe que toda criança que faz o exame desde o começo, quando chega no 9º ano já conquista o certificado de proficiência, cobrado por universidades", afirma a mantenedora da escola.


Tudo o que você precisa saber sobre o exame de Cambridge:


1 - Onde o Cambridge é aceito?


Os exames Cambridge English são aceitos por mais de 20.000 universidades, empregadores e governos no mundo todo. Os exames podem abrir as portas para a educação superior internacional e melhorar as oportunidades de emprego.


2 - Quais são os níveis de Cambridge?


São seis níveis. A1 e A2, inglês iniciante e básico, B1 e B2, inglês intermediário e intermediário superior, C1 e C2, para quem tem proficiência avançada e o nível mais alto de proficiência.


3 - Quem pode fazer a prova de Cambridge?


Candidatos de todas as idades.


4 - Qual a nota para passar no Cambridge?


A pontuação varia. Um aluno que atinge 160 pontos é aprovado para o certificado Cambridge First Certificate, que corresponde ao nível B2.


5 - Qual a validade do certificado de Cambridge?


O certificado de Cambridge é vitalício.


42 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page